Heteronímia – Gustavo Freitas

 

era uma manhã, 6:00, e ela
se servia de café preto
no templo imbatível do xadrez estampado
na mesa
olhávamos os dois
para lugar nenhum, e isso era algo
como a glória faz com o maior dos homens

o Real afogava-se na lama
do próprio vômito
– não tão diferente
do que um homem pode fazer
consigo mesmo
e a Economia disparava
como alguém de 80 anos
tricotando o xadrez dos economistas
numa mesa de café da manhã
eu lia os jornais
à procura de um pouco de
sorte
para poder então ser parte
disso tudo
e o sol murmurava nas janelas e
nas manchetes e
dentro de mim
e talvez amanhã
seja o grande dia para desistir, ou para vencer
– o que você anda escrevendo?
o de sempre, eu disse, um pouco de 
nós                                                                                             seus olhos uivavam e eram
brilhantes e eram mais
do que qualquer homem poderia aguentar
eu ela precisávamos de uma grande mentira
para continuar ali
– você quer café?
talvez olhos como os dela
pudessem impedir a Crise
e a lama da Economia
porque eles serão os mesmos
e sempre, sempre os mesmos
sustente as palavras
se conseguir
sustente as manchetes
se conseguir
sustente um Deus
se conseguir
os olhos dela
sustentaram este poema
e então morremos
mais uma vez.

 

6 thoughts on “Heteronímia – Gustavo Freitas

    • Pablo, meu velho! Numa síntese alcancaste perfeitamente a descrição do Gustavo. Esse é o heteronimo contestador de formas e sentidos, que tanto são políticas, como sentimentais, literárias, etc. Um grande prazer tua leitura. Abraço!

      Like

    • Ricardo, meu velho. Fico muito feliz que a leitura te tenha agradado. Sinto um grande prazer e sabor em escrever na posse de Gustavo. Ao blog falta publicar meu quarto e último heterônimo. Farei nos próximos dias. Grande abraço, e obrigado! Guilherme

      Liked by 2 people

Leave a Reply

